Notícias

Vereador Ney Lopes Jr. levanta bandeira da inclusão na Câmara Municipal

Vereador Ney Lopes Jr. levanta bandeira da inclusão na Câmara Municipal

O Vereador Ney Lopes Jr. conseguiu a sanção de três leis, no primeiro semestre de 2019, que ampliam a inclusão na capital potiguar. O objetivo do parlamentar é proporcionar condições de trabalho e lazer semelhantes para todos os moradores da cidade: deficientes, pessoas com mobilidade reduzida e idosos.

A Campanha Abril Marrom, de sua autoria, divulga políticas de conscientização sobre os diversos tipos de deficiência visual. De acordo com a Organização dos Cegos do Brasil, o índice de pessoas com deficiência visual no país é de 12%. No Rio Grande do Norte essa média é ainda maior, chegando a 15%. Os números comprovam a importância da iniciativa.

A Lei nº 6889/19 reserva espaços para pessoas com deficiência em todos os setores de eventos esportivos e culturais. A meta da Lei é tornar o acesso aos eventos mais democrático na capital.

Também foi publicado no Diário Oficial a Lei nº 007/19, que reserva 5% das vagas de estágio para idosos nos órgãos da Prefeitura. Dados do IBGE mostram que em 2018, no RN, a força de trabalho da população com mais de 60 anos atingiu recorde na sequência histórica, 94 mil idosos em atividades. A iniciativa foi pensada pois, apesar da forte atuação, muitas vezes o grupo sofre com o preconceito e encontra dificuldades para conseguir vagas de trabalho.

De acordo com o Vereador as iniciativas são importantes para oferecer novas oportunidades ao público “Precisamos de uma cidade cada vez mais inclusiva. A meta das leis é proporcionar uma melhora na qualidade de vida dessa população”, explicou.

Atualmente, o Vereador possui 49 leis em pleno vigor, um recorde na Câmara Municipal. Neste ano, o parlamentar também encaminhou emendas no valor de mais de 500 mil reais para o calçamento de ruas, manutenção de praças e incentivo da cultura natalense.