Notícias

Lei do Vereador Ney Lopes Jr. estabelece Abril Marrom em Natal

Lei do Vereador Ney Lopes Jr. estabelece Abril Marrom em Natal

Foi publicada hoje (04) no Diário Oficial do Município a lei nº 0583/2019, de autoria do Vereador Ney Lopes Júnior. A iniciativa cria o Abril Marrom, que tem como meta a divulgação de políticas de conscientização sobre os diversos tipos de cegueira.

De acordo com a Organização dos Cegos do Brasil, o índice de pessoas com deficiência visual no país é de 12%. No Rio Grande do Norte essa média é ainda maior, chegando a 15%. Diante dos dados o parlamentar estabeleceu a campanha educativa para informar e conscientizar a população sobre a prevenção e o combate às diversas espécies de doenças oculares.

Em Natal, a campanha será realizada com ações sociais das secretarias municipais. O objetivo principal da lei é incentivar a população na realização de exames preventivos para a detecção da deficiência.

O Vereador explica que a iniciativa partiu de uma solicitação da Sociedade dos Cegos do Rio Grande do Norte. “Recebi o pedido da SOCERN, entendi a importância do projeto e entrei nesta luta. Na lei estamos propondo ações e políticas sociais que visem à proteção integral da pessoa cega, ou portadora de qualquer doença ocular”, afirmou.

O Presidente da SOCERN, Ronaldo Tavares, agradeceu a iniciativa. “Esta é uma lei de alta relevância, pois contempla a luta pela conscientização e sensibilidade da população a causa”, explicou.